quarta-feira, 21 de julho de 2010

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Caros leitores, gostaria de apresentar a vocês, um pouco a modalidade de atendimento psicológico voltado para orientação vocacional que ainda é pouco procurada pelos adolescentes e seus pais.

Infelizmente, pensando um pouco sobre o cenário da educação pública, que não oferece este tipo de atividade ao final do término do 2º grau, muitas vezes estes atendimentos ficam restritos a adolescentes pertencentes a uma condição financeira familiar melhor.

Os atendimentos em orientação vocacional normalmente são feitos em espaços psicológicos (clínicas) particulares e outras vezes no próprio espaço educacional (salas de aula). Como estes atendimentos são cobrados, mesmo quando feitos em escolas, a grande maioria dos adolescentes acabam não podendo utilizar este recurso que seria muito importante para ajudá-lo em sua escolha profissional.

Em minha opinião, é de fundamental importância a realização deste atendimento em orientação vocacional para o adolescente que está concluindo o 2º grau. A escolha mais adequada da profissão é determinante, muitas vezes, para a felicidade/plenitude do ser.

A Orientação Vocacional certamente ajudará o adolescente escolher a profissão mais adequada ao seu perfil emocional, racional, considerando as expectativas internas e os objetivos futuros de vida, resultando uma escolha mais assertiva, e assim, ajudando de forma mais rápida, a encontrar a realização pessoal, a satisfação profissional.

Observamos que as pessoas que trabalham em atividades que não condizem com o seu perfil pessoal, são normalmente, infelizes e, muitas vezes, apresentam quadros de ansiedade, obesidade, desequilíbrios psicológicos, resultando em doenças de diversos tipos. E ao contrário, as pessoas que trabalham em atividades condizentes ao seu perfil, fazem atividades que gostam, resultando o sentimento de prazer, disposição, dias mais leves e como conseqüência, menos problemas de saúde, aumentando também a probabilidade de obter a prosperidade.

A Orientação vocacional é realizada normalmente em 03 meses com atendimento semanal, finalizando em aproximadamente 10 encontros. Pode ser feito de forma individual ou em grupo de no máximo 10 pessoas, e aproveitando, gostaria de dar uma dica para os interessados em formar grupos em sua classe (pedir autorização na escola para utilizar o espaço da mesma), procurar um psicólogo que ofereça um preço acessível para ser cobrado em grupo, dando assim oportunidade para um número maior de adolescentes fazer este trabalho (que poderá ratear entre o número de participantes – ficando mais acessível para todos).

Minha atuação na Orientação Vocacional se baseia em três eixos: auto-conhecimento, informação sobre as profissões e universidades, pesquisa sobre mercado de trabalho atual.

Durante os encontros, é utilizado, teste vocacional, entrevistas, atividades lúdicas, discussões, finalizando com uma entrevista de devolução (devolutiva) que é feita de forma individual.

É importante deixar claro, que um bom trabalho de orientação vocacional não decide a escolha profissional de ninguém. Somente ajuda o adolescente a conhecer seu futuro profissional e assumir a responsabilidade de sua escolha que é feita por ele , não pelos pais, amigos e ou psicólogo.

Assim, a orientação vocacional / profissional é caracterizada, em minha opinião, como um momento de intensa reflexão, no qual o adolescente é convidado a pensar sobre sua vida e suas escolhas, sobre seu modo de ser e seus desejos, sobre sua condição social e suas expectativas.

Agradeço a atenção,
Nanci Giuliani Freire
Psicóloga
CRO 06/97310

Nenhum comentário:

Postar um comentário