quinta-feira, 1 de julho de 2010

SERES HUMANOS: Seres Bio-Psico-Social-Espiritual

"É ilusório imaginar que o homem possa dominar e controlar a natureza, se ele não foi ainda capaz de controlar e enxergar a sua própria natureza". Carl Gustav Jung

Gostaria de me colocar diante desta frase de Jung e fazer algumas considerações que penso ser muito pertinente a nossa realidade.

O homem, de modo geral, tem a tendência em dominar pessoas, coisas, situações e até a nossa sagrada natureza (animais, rios,mar, matas, florestas, ar etc e tal). Mas na realidade este domínio é ilusório, como diz Jung, porque o homem nem ao menos se conhece e se re-conhece, como poderia conhecer ou reconhecer a natureza sagrada?

Pensando nisso, penso que o ser humano deve rever seus conceitos, pré-conceitos, crenças e valores, se harmonizar com a natureza sagrada que, aliás, sempre pode nos ensinar, como por exemplo: observar a persistência do sol em nos banhar com seu calor todos os dias, cumprindo sua missão de oferecer luz e calor necessário para a vida; e a lua, que insiste em nos oferecer sua beleza, sua “magia” de clarear a grande escuridão da noite.

Precisamos urgente, nos trabalhar física, psicológica e espiritualmente, entendo que somos seres bio-psico-social/espiritual (independente de religião).

Por isso é necessário procurarmos ajuda para nossas dores físicas com médicos mantendo nosso corpo saudável, necessário cuidarmos de nossos sofrimentos psíquicos com psicólogos para manter nossa mente sã e nos conectarmos com a Natureza que é sagrada e sendo sagrada é o próprio Deus (Grande Espírito) em manifestação.

E para concluir, penso que quando evoluirmos e nos equlibrarmos dentro da esfera bio-psico-social/espiritual, não dominaremos a natureza e o universo de modo geral, com o intuito de manipular e sim, dominaremos o conhecimento de nós mesmos (auto-conhecimento de nossa natureza) e de tudo que nos cerca (natureza e universo) para vivermos em harmonia e alinhados em tudo e no todo.

Vamos trabalhar para buscar nosso equilíbrio e evolução!
Obrigada pela atenção.
Nanci G. Freire
Psicóloga
CRP 06/97310

Nenhum comentário:

Postar um comentário